O coletivo Vagamundas de Teatro, composto por Arami Argüello e Denise Leal, surgiu em Dourados em 2018, durante o período de eleição para a presidência do governo federal do Brasil. Impulsionado pelo teor político que o contexto social estava vivendo, o coletivo foi criado com o propósito de posicionar-se artisticamente contra o discurso fascista em ascensão e ainda vigente nos dias de hoje. Por meio de Intervenções e performances cênicas, as Vagamundas de Teatro trataram de assuntos como a censura e a tortura na ditadura militar brasileira, o medo e a coragem diante de um regime e de um discurso político autoritário, o amor lésbico, o imaginário em torno da morte, e as paisagens do passado e do presente na cidade de Dourados. Inspiradas pelo teatro de revista, pelo teatro invisível de Augusto Boal e pelo grupo Teatro Oficina Uzyna Uzona, as Vagamundas nomeiam as intervenções cênicas de ATOS teatrais. 

Desde novembro de 2020 em parceria com os artistas Gina Tocchetto e Beto Monaco - NuTIs (Núcleo Teatral Isadora), estão em processo do experimento cênico virtual, Litoral do Centro Oeste, com estreia em fevereiro de 2022. Arami e Denise também estão em processo do Ato teatral IV -"Pisar é Pensar com os pés", também com estreia em fevereiro de 2022.

 

Trabalhos realizados: 

2018 - Ato teatral I – Desbunde 

2018 - Ato Teatral II – Apesar de você 

2018 - Ato Teatral III - Abisso garra 

2020 - Cena Curta de Bonecos (marionetes) – Quarencena - Fio a Fio 

2020 - Vídeo-Cena – Cartas para Marion 

2020 -  Vídeo-Cena – Tekoharã e as Veias da Terra 

2020 -  Cena curta Safo de Lesbos – vídeo -cena ao vivo 

2021 - Áudio-Cena Safo de Lesbos 

2021 - Vídeo-cena Abisso Garra 

logoarami-branco.png

O Núcleo Teatral Isadora (NUTIS) de Dourados é formado por Beto Mônaco e Gina Tocchetto, que trabalham em colaboração com outros artistas, para a criação de seus espetáculos.

O primeiro trabalho do grupo foi “Os olhos que tivemos” com texto de Beto Mônaco, direção de Gina Tocchetto, sendo Beto Mônaco, Roberta Ninin e a musicista Thaís Costa os intérpretes,  tendo Gil Esper no cenário e iluminação e Flávia Janiaski como assistente de direção. Este espetáculo ganhou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz para montagem, em 2013. Foi apresentado no Festival Internacional de Teatro (FIT) de Dourados/MS em 2014. Participou no Boca de Cena, a Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro em Campo Grande/MS, em 2015, e no Porto Verão Alegre, em Porto Alegre/RS, em 2017. As fotos do espetáculo podem ser conferidas no link

Em 2015, o NUTIS, em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) produziu o Workshop Internacional Treino Lessac para voz e corpo no Brasil, coordenado por Gina Tocchetto e dirigido por Deborah Kinghorn, na cidade de Dourados (MS). Para mais informações sobre o evento, ver no link

Em 2018, o NUTIS produziu e apresentou “Lagarto”, uma adaptação feita por Beto Mônaco para teatro a partir do conto “Verde Lagarto Amarelo” de Lygia Fagundes Telles. O espetáculo, dirigido por Gina Tocchetto, foi apresentando no II Festival Literário de Dourados, MS.

No mesmo ano, o grupo produziu “Cães”, com dramaturgia e direção de Beto Mônaco e atuação de Gina Tocchetto. Este espetáculo une drama, canto e narrativa para refletir imagens do descobrimento dos “paraísos”: América, Brasil e das formas e consequências de sua devastação. Estreou no Evento 4x4 do Casulo, Espaço de Cultura e Arte, em dezembro de 2018, em Dourados (MS). Foi também apresentado na Bauhaus/Mini Conference na Universidade de Pretória, Pretória (África do Sul), em janeiro de 2019. Participou da Semana Cultural MS em Cena (novembro de 2019), em Três Lagoas/MS, e da mostra Campo Grande em Cena, em novembro de 2021.

O trabalho do Núcleo Teatral Isadora (NUTIS) tem uma poética de composição para construir cena e dramaturgia. Sua pesquisa valoriza o trânsito entre arte e vida, podendo incluir, num mesmo experimento, características de diferentes estilos teatrais e linguagens artísticas.

Logo-NUTIS.png
Fundo-Solo-menor.png

PROJETO INCENTIVADO PELO FUNDO DE INVESTIMENTOS À PRODUÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DE DOURADOS

faixa-Logos-Site.png